DSC02146

Ficha da Raça

Raça  Yorkshire Terrier
País de Origem  Grã-Bretanha
Nome original  Yorkshire Terrier
Utilização  Companhia
Porte  Pequeno
Necessidade de exercício diário  Baixa
Temperamento  Dócil, alerta, inteligente 
Adestrabilidade  Alta

A Yorkshire origemárea de Yorkshire, na Inglaterra, é conhecida por produzir bons animais, e acredita-se que o Yorkshire não foi um “acidente”, mas o resultado de cruzamentos propositais entre uma variedade de terriers, provavelmente incluindo o Airedale Terrier, o Clydesdale Terrier, Paisley Terrier, English Black de pelo duro e o Tan Terrier. Talvez também o Skye Terrier, Dandie Dinmont Terrier e Maltês.

Os Yorkies eram vistos nos colos de madames afortunadas da Inglaterra. EM 1880, os Yorkshires chegaram à América, mas a raça tinha tamanhos tão variados que começou a gerar uma confusão em relação ao tamanho correto de um Yorkshire Terrier. Esses Yorkies de antigamente pesavam de 5,5kg a 6,3kg. Em 1900, foi decidido tanto na Europa quanto na América, que o menor tamanho era preferencial, e começaram a se esforçar para criar Yorkies cada vez menores, com o pelo cada vez mais longo.

Eles tiveram sucesso, e o Yorkshire Terrier atualmente é uma das menores e mais luxuosas raças de pelo longo que existem.

Atenção: jamais compre um Yorkshire de um criador que o entitula de “mini”, “micro”, “zero”, “anão” ou outras denominações que indiquem que ele é menor do que os demais da raça. AMiniaturização é um problema muito grave. Leia aqui sobre isso e muito cuidado.

Veja o padrão da raça Yorkshire Terrier segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia.

O Yorkshire Terrier adora uma aventura e uma encrenca. Ele está sempre ocupado, tem a personalidade forte, é teimoso e pode ser agressivo com cães estranhos e outros animais pequenos. Embora alguns tendam a latir muito, pode ser facilmente educado para não latir tanto.

Os Yorkies são muito inteligentes e prontos para aceitarem treinamento ( Confira aqui a lista completa com o ranking das raças de cães mais inteligentes segundo Coren). Eles amam atenção da família e odeiam ser ignorados por longos períodos de tempo. Eles são ótima companhia para quem vive sozinho, têm energia de sobra para brincar, se dão bem com outros cães e gatos – se acostumados desde cedo e o melhor: amam receber carinho e ficar no colo!

yorkshire terrier crianca

Eles se adaptam bem à família e provavelmente seguirão o temperamento da casa. Se for uma casa calma, serão cachorros calmos. Uma casa agitada vai gerar um Yorkshire agitado também.

O Yorkshire também são ótimos cães para terapia. Embora provavelmente você não vai ter um para isso, é legal saber como seu cachorro é esperto e nunca subestimar as coisas de que ele é capaz.

Essa raça é muito dócil e ótima para crianças, pois aceitam brincadeiras e não se irritam com facilidade.

Segundo o ranking das raças mais inteligentes do mundo, o Yorkshire encontra-se na 27a posição. Isso significa que ele é inteligente e fácil de treinar. Porém, é um cão alerta e agitado, principalmente enquanto filhote. Ele não vai ficar largadão no sofá o dia inteiro, pelo menos não até ficar idoso. Enquanto o Yorkie maduro é bem mais calmo, o filhote e o adolescente que não for ocupado com bastante brincadeira, treinamento e trabalho vai acabar mastigando tudo, latindo, cavando e encontrando formas de se manter entretido.

Como cão de guarda, o Yorkshire Terrier não é o mais territorial, mas também não é o menos. Ele é o meio termo. Um Yorkshire Terrier sem dúvida irá latir quando a campainha da sua casa tocar, ou se alguém passar pelo corredor do seu prédio. Ele irá chamar sua atenção para o estranho antes de decidir o que fazer. Uma vez que ele receber o sinal de que aquela pessoa é ok, ele vai abanar o rabo de alegria porque estará muito feliz de ter alguém novo para fazer carinho nele. Não são fofos?

Com certeza a maior qualidade dessa raça é a adaptabilidade e a versatilidade. Com treinamento, o Yorkshire Terrier pode fazer praticamente qualquer coisa que você pedir, menos, claro, redigir um romance ou fazer um discurso!  Por causa do seu amor pelas pessoas, eles são muito receptivos, adoram agradar o dono…isso faz com que os Yorkies sejam IRRESISTÍVEIS!

Yorkshie colo

Muito colo não é bom!

Levar um cão, como um Yorkshire, sempre no colo, é um grave erro porque, além dos inconvenientes (entortar a coluna), ele ainda recebe uma superproteção e, como ele sabe disso, passa a bancar o valente e a rosnar e a latir para outros cães, por maiores que sejam, desafiando-os, porque sabe que nada lhe poderá acontecer, porque tem consciência da impunidade que o protege.

Por menor que seja o Yorkshire, o melhor é que passe o maior tempo possível no chão, para que possa viver normalmente, andando, correndo, pulando, brincando, brigando, vivendo uma vida normal, o que o faz muito mais feliz. Devemos permitir e até facilitar que o nosso cãozinho tenha contatos e até convivam com outros animais, esse contato com outros cães lhe proporcionará benefícios psicológicos, pois ele aprenderá a se relacionar normalmente.

É uma raça boa para crianças?

Sim, por ser um cão dócil e que adora brincadeiras, é uma boa opção para crianças, desde que o convívio a princípio seja supervisionado por um adulto, como os filhotes são pequenos podem se machucar seriamente se a criança não respeitar o limite do cão.

A raça se adapta a apartamentos e pequenos espaços?

Sim, por ser uma raça pequena que não precisa de exercícios físicos extras e nem faz muita sujeira, o Yorkshire é uma das raças mais procuradas para ser criada em apartamentos.

O Yorkshire pode ficar sozinho durante o dia?

O ideal é que tenha sempre uma pessoa junto com o cão. Caso você não tenha tempo para ficar a maior parte do dia com ele, você pode deixá-lo sozinho desde que alguns cuidados possam ser tomados, tais como a verificação de ração e água, e a retirada de objetos perigosos do alcance do cão (tais como fios elétricos, produtos de limpeza, entre outros).

O Yorkshire late muito? Solta muito pelo?

O Yorkshire não late muito, só late em momentos que fujam da rotina da casa. O yorkshire não solta muitos pelos, para isso mantenha o seu cão sempre alimentado com ração super premium e evite dar comidas que não sejam apropriadas para cães.

Quanto tempo vive um Yorkshire?

A expectativa de vida de um Yorkshire varia de 12 a 15 anos.

 

Os ossos do Yorkshire Terrier são frágeis e delicados, então fique atento nas possibilidades de acidentes. Alguns Yorkies tem tendência de desenvolver infecção nos olhos e cárie nos dentes. Eles podem ter também uma digestão delicada dependendo do tipo de alimento que ingerirem.

O Yorkshire Terrier não precisa de muitos exercícios, mas necessita ter uma interação na forma de brincadeiras. Brinque com ele com bolas, ensinando comandos e com passeios ao ar livre. Aproveite para se divertir com seu cão e conhecer lugares novos. O Yorkshire não é um cão para se viver ao ar livre, ele tem baixa resistência ao frio e seu pelo precisa de cuidados especiais.

Yorkshire-banhoBanho

Esteja preparado pra diversão e brincadeiras! Seu Yorkie precisa tomar banho 2 vezes por mês. Escolha um lugar com temperatura agradável e use alguns centímetros de água morna. Você vai precisar de um pano, sabonete pra cachorro e toalhas.

1º – Lave a cabeça e as orelhas do seu cachorro usando um pano úmido e NENHUM xampú.
2º – Agora lave-o da frente para a parte de trás e de cima para baixo, usando movimentos circulares.
3º– Mantenha os olhos e as orelhas livres de sabão.
4º – Agora enxague e seque-o com uma toalha sequinha.

Unhas

Como todos os cachorros, essa raça também precisa cortar as unhas regularmente. É perigoso cortar as unhas do seu cão porque eles têm uma carne interna que se for cortada, dói muito e sangra bastante. Por isso, o ideal é que você leve ao veterinário ou petshop para cortá-las.

Escovando os pelos

Escovar os pelos diariamente é uma tarefa prazeiroza tanto para o cão quanto para o dono. São três passos para uma escovação perfeita:
1º – Escove no sentido do crescimento dos pelos para limpar a pelagem superficial
2º – Escove cuidadosamente na direção oposto ao crescimento dos pelos, para limpar os pelos de baixo e massagear a pele
3º – Escove novamente na direção do crescimento dos pelos para arrumar.

Tosa

Por não ter um subpelo, o Yorkshire Terrier não deve ser tosado. Dependendo do objetivo, pode-se fazer o corte para competição (pelos longos), o corte higiênico (tira os pelos apenas das patas, rosto e partes íntimas) e o corte filhote, que deixa o pelo bem curtinho, parecendo com o pelo dos filhotes de Yorkie.

Alimentação

A quantia indicada de ração é de 1/2 a 3/4 de xícara de ração seca de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Cuide para que seu cãozinho não engorde. Mantenha-o sempre em forma, verificando a quantidade diária de ração e não deixando alimentos sempre disponíveis para ele comer.