Comments Off in Curiosidades, Todas Dicas Pet
13 de maio de 2014
CBKC e SOBRACI – Mitos, verdades e mentiras

cbkc ou sobraciO conhecimento é continuo nunca se esgota. Precisamos ter em mente que nunca um assunto ou tema estará plenamente debatido ou suficientemente explicado. Até porque, “Onde todos pensam do mesmo jeito, ninguém está pensando muito”. Walter Lippmann.

Vou começar lhe pedindo caro leitor, que você mesmo (a) avalie os pontos abaixo a partir do que está sendo esclarecido e reflita se não lhe parece familiar se o que está a sua volta não é muito parecido com o que se vê nos dias de hoje em nossa cinofilia.

Vejamos, as pessoas perguntam qual é o melhor sistema? CBKC ou SOBRACI? CBKC é melhor?

Eu responderia assim, melhor por quê? Só porque tem alguns anos a mais de fundação? Porque tem um número maior de Registros (+ -100.000 contra +- 70.000)? logo o que leva alguns dizerem que é Melhor?

Então estão abaixo algumas respostas para que você analise isso de forma coerente e Seria!

MELHOR mesmo? Melhor para quem? Ou melhor de que forma?

Eis a resposta verdadeira, as duas entidades são sem “fins lucrativos”, as duas são devidamente autorizadas e estabelecidas, de acordo com a Lei detém a autorização para a emissão de pedigrees no território Nacional, uma é Presidida pela mesma pessoa a mais de 30 anos tal qual vemos em outras associações como a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, a outra em 15 anos já teve duas pessoas a frente e conta com um dinamismo e uma vontade muita grande de crescer.

A qualidade dos serviços não se equivalem em minha opinião e na de diversos Criadores que estão migrando para a SOBRACI também, o Pedigree SOBRACI é de uma qualidade infinitamente superior, isto é visto a olho nu…. Desde o Papel, a impressão, o volume muito superior de informações que contém, o layout, e o mais importante!! Não demora semanas para ser entregue ao criador graças à ausência de Burocracia, ou seja, você pode obter o mesmo como criador no ato do registro da ninhada, podendo assim entregar ao Proprietário o pedigree no ato da entrega do Filhote e não semanas ou meses depois, pois depende de um Kennel Clube qualquer que demora em enviar os serviços CBKC que depois tem lá o seu prazo para emissão dos mesmos e posterior devolução ao Clube, enfim isso tudo gera sempre um desconforto desnecessário entre Criador e Cliente que com a SOBRACI não ocorre.

Quantos de vocês criadores estão fartos de serem “cobrados” às vezes de forma até deselegante por seus clientes, pois o Pedigree não chega? Quantos de vocês já não foram até processados ou ameaçados de processo por esse mesmo motivo?

Quantos de vocês Proprietários que compraram cães são obrigados a esperar varias semanas pelo pedigree de seu cão, gerando descontentamento de todas as partes? Pois é, isso com a SOBRACI não ocorrem, pois o pedigree é emitido no ato do registro da ninhada, o Criador não tem desculpa para contar, se ele registra SOBRACI e não tem o pedigree e porque ele não registrou muito simples, não existem prazos, Não existem intermediários, não existe Burocracia.

Continuando, dizem por ai… “O pedigree da CBKC é o único com Validade Internacional”.

MENTIRA, uma mentira absurda, pois a SOBRACI através da FCM e da FECAM tem convênios firmados de reconhecimento mutuo de pedigrees com mais de 60 Países ao redor do Mundo, sendo o mesmo passível de reconhecimento em todos esses países conveniados a FCM – Federação Canina Mundial.

Outros gostam de dizer, “A CBKC é a única autorizada pelo Ministério da agricultura a emitir pedigrees no território Nacional”

MENTIRA, outra Mentira deslavada, pois o MAPA – Ministério da agricultura até quis exercer o controle sobre o registro genealógico de cães no Brasil, o que sem duvida daria um suporte e um aporte de seriedade MUITO interessante ao meio, mas com cobranças de resultados, auditorias e certo controle no segmento é de se supor.

No entanto, a própria CBKC tratou de trabalhar a sua saída do credenciamento junto ao MAPA, sendo que os motivos pelos quais ela abdicou de ter um “selo” de tal importância que a levou a essa decisão são de fato desconhecidos.

Interessante registrar que a própria CBKC não é quem divulga essas informações MENTIROSAS, pois tem consciência de que nada disto é Verdade, e nem nunca tomou nenhuma providência contra a SOBRACI uma vez que sabe que não tem esse direito, sendo que isto é somente divulgado por criadores que tem segundos interesses como vai ser claramente demonstrado adiante.

Vejam como se destroçam MITOS…. Em poucas linhas….

MENTIRAS E VERDADES é disso que se trata, MENTIRAS estas que são repetidas por uma parcela de pessoas que tem como objetivo SOMENTE INTERESSES PESSOAIS DE TODA ORDEM.

Vamos falar a verdade, ambas as entidades são estabelecidas, ambas gozam do direito de exercer o registro de cães no território Nacional, nenhuma delas goza de nenhuma prerrogativa que de superioridade e nem vantagens em relação á outra, ESSA É A VERDADE.

Como Criador, se você cria para o Mercado Nacional e não depende de que o pedigree seja reconhecido em alguns países no exterior, você pode registrar na SOBRACI com tranquilidade, mesmo a SOBRACI como dito anteriormente possuir convenio com mais de 60 países, se você precisa a pedido de um cliente que exige que o Pedigree seja reconhecido pela FCI da Bélgica você pode perfeitamente registrar esse ÚNICO animal no sistema CBKC, e os demais na SOBRACI. Nada impede que você criador registre nos dois sistemas, inclusive o mesmo cão, ou mesmo a ninhada inteira.

Para você Proprietário a pergunta é simples, você quer o cão para que? Você vai exportar o mesmo? Você vai participar de exposições no exterior com seu cão?

E a resposta é simples, se você quer seu cão apenas para que ele seja SEU AMIGO, você não precisa de um pedigree CBKC, apesar de que como já dito as instituições internacionais também promovem exposições de Beleza no Mundo inteiro se um dia você mudar de ideia, se você quer criar com seu cão, você pode fazer isso e registrar os filhotes na SOBRACI da mesma forma.

Por fim, a desculpa preferida:

“Quem registra na SOBRACI É CACHORREIRO”

MENTIRA, MENTIRA… Pessoas que colocaram isso no papel já foram processadas e condenadas a pagar indenizações, e continuarão sendo se assim agirem. É exatamente o contrario!!!! muitos dos cachorreiros buscam registrar na CBKC para agregar essa suposta maior “credibilidade” as suas criações medíocres. Basta uma breve pesquisa em sites de compra como OLX e ML, para encontrar anúncios de cães de qualidade baixa todos com registro CBKC, logo não é EXCLUSIVIDADE OU MONOPÓLIO de nenhuma das entidades ter em seu quadro de associados “criadores medíocres”, até porque ambas não exercem nenhum tipo de fiscalização, fato pelo qual o pedigree é apenas um registro Genealógico, e não um CERTIFICADO DE QUALIDADE.

Experimentem ligar a CBKC para reclamar da qualidade de um cão, eles vão lhes dizer que são “apenas” um cartório, e é essa a VERDADE… É tão simplesmente APENAS UM CARTÓRIO, assim como a SOBRACI também é.

O que define a qualidade de um cão é onde e por quem ele foi CRIADO, e não onde seu pedigree está sendo emitido.

“Se o cão é registrado na Sobraci ele não pode participar de exposição.”
MENTIRA…. a SOBRACI organiza exposições assim como a CBKC e além do mais qualquer cão registrado n SOBRACI pode requerer um RI na CBKC e participar das exposições da CBKC da mesma forma que os registrados lá.

E cá para nós EXPOSIÇÃO de cães é EGO PURO, ou alguém ainda acredita que o cão que ganha sempre e mesmo o melhor? Ele é o melhor ali presente, NADA MAIS, podem existir MILHARES de outros melhores deitados nos sofás de seus donos que não se interessam por Rosetas e medalhas.

Sobre os que dizem que exposição existe para que os cães sejam avaliados por juízes que determinam e balizam a criação eu só posso dizer que vocês são ingênuos, exposição serve sim para comparar seu cão com o do outro criador, mas o que determina se o criador vai ou não criar corretamente é sua consciência e inteligencia, ele primeiro tem que enxergar essas diferenças e não é um resultado de exposição onde seu cão foi julgado por um Juiz que em 99% das vezes nem a raça que você cria julgou, ou seja entenda Menos do que o próprio criador, ou seja… ou o Criador tem olho ou não, não vai ser o resultado de uma exposição que vai determinar o que está correto ou errado.

Exposição é EGO, é um exercício da vaidade…. nada MAIS.

ESSA É A VERDADE ABSOLUTA DE TUDO ISSO.

Espero ter alcançado meu objetivo, que é demonstrar, sobretudo que vivemos em um país livre, onde e proibido o monopólio, onde todos tem o direito de ir e vir, onde todos podem circular dos dois lados da rua, inclusive trocando de calçada quando for conveniente sem que exista qualquer tipo de impedimento.

Eu acredito em tudo o que escrevo, e empenho minha CREDIBILIDADE de anos na cinofilia em tudo o que eu escrevi acima, não estou querendo fazer uma lavagem cerebral em ninguém, apenas trouxe os fatos a publico para esclarecimento.

Obrigado pela atenção.

Roberto Rodrigues Junior

Tags: